Lusitânia CB
Rádio Servidor eQSO 4 Fun Protecção civil Hoje é dia 
Livro de Visitas Fórum CB Chat Pesquisar Mailling List Recomende-nos Favoritos Contacte-nos
 
 
DICAS MONTAR UMA ESTAÇÃO CB 
 
bulletCOMO REGULAR A ANTENA - Em geral, as antenas  de móvel e antenas de base são reguladas, modificando o comprimento do elemento irradiante. Nas de móvel trata-se de uma pequena haste situada no vértice do elemento irradiante, prevista para ser introduzida no corpo da antena. Por vezes, a regulação opera-se na base , da mesma maneira. Em fixo, o elemento irradiante é composto de vários elementos telescópios. Normalmente é o ultimo elemento ( o de topo) que é usado na sua regulação. É impossível dar a cada um, um método a seguir. É preciso efectuar numerosas tentativas antes de conseguir uma boa regulação. Podemos, no entanto, dar uma indicação de como o fazer :

  CANAL INFERIOR CANAL MÉDIO CANAL SUPERIOR  
1º Caso TOS elevada TOS média  TOS fraca Aumentar
2º Caso TOS fraca TOS média  TOS elevada Diminuir
3º Caso TOS média  TOS fraca TOS média Óptima regulação

 Neste momento, todos os cibistas já ficam avisados da necessidade de uma boa regulação bem como do controle  da T.O.S. com regularidade. As condições atmosféricas como a chuva, vento, geada e nevoeiro podem, temporariamente, alterar o valor das estacionárias. Por norma não é nada de preocupante. A proximidade excessiva de edifícios, arvores e outros obstáculos podem de igual forma ter influência na taxa de T.O.S. . Sem contar com os riscos de curtos-circuitos no cabo ou a interrupção do mesmo que podem levar o valor de T.O.S. a atingir o infinito e provocar a destruição do emissor.

bulletAS CONSEQUÊNCIAS DE UMA MÁ REGULAÇÃO - Além de pôr em risco o emissor, uma má regulação de T.O.S. pode ser uma fonte regular de diversas perturbações. A televisão pode sofrer com isso, bem como gravadores, postos de rádio e cadeias de alta fidelidade da vizinhança. O T.O.S.-metro deve ser um acessório indispensável em cada estação pois o seu uso deve ser regular e frequente.
bulletOS PRIMEIROS PASSOS - Agora que a estação está montada e verificada, é de a pôr em funcionamento. Recomendamos que leiam o capitulo "REGRAS DE TRÁFEGO" e façam uso da estação segundo as recomendações lá descritas. Não tenham pressa em falar, o que é de esperar se pensarmos que a CB é um meio de comunicação. A CB como outros "hobbyes" exige uma certa prática antes de oferecer todos os seus prazeres. A primeira dificuldade com que todos os novos cibistas se deparam é o medo do microfone. A melhor forma de combater esta dificuldade, de que sofre cada iniciado, é progredir lentamente e por pequenas etapas, para se familiarizar melhor com a comunicação rádio. É inútil precipitar-se sobre um micro sem saber como o fazer. Pode correr o risco de ser mal interpretado e de ser posto de parte pelos outros cibistas. Não se pede que seja logo um especialista em rádio mas sim que respeite algumas regras simples. O resto vai com o tempo e, certamente, com a ajuda e compreensão dos cibistas mais experientes.
bulletAPRENDA OUVINDO - Escutar as conversas das outras estações e como elas "se movem" na frequência não é uma indiscrição em CB. É um meio muito importante de aprendizagem. É prática na CB a "escuta atrás da porta" e os cibistas sabem disso e nada podem fazer para alterar.
bulletFINALMENTE A PARTICIPAÇÃO - Chegou o grande momento: o de projectar a vossa voz no espaço graças ao milagre da emissão "rádio".     

Pág. anterior

Voltar ao Manual do Iniciado

 

LISTA DE CLUBES
REGRAS DE TRAFEGO
EQUIPAMENTOS
MONTAR UMA ESTAÇÃO CB
AVARIAS
QSL (exemplos)

 

 

 

Resolução 800x600pixels| Lusitânia CB © 2002 - | Última actualização em  | Webmaster